• logo

Tecnovia Angola vai reabilitar estrada e zona histórica no Cuito Cuanavale

triangulo Tumpo Tecnovia 00A Tecnovia Angola vai executar duas empreitadas, no valor de 36,7 M€, no Sul de Angola, na província do Kuando Kubango, no local da histórica batalha do Cuito Cuanavale.

16.08.2017

Adjudicada pelo Governo Angolano no final de Julho de 2017, uma das empreitadas, no valor de 4.981 milhões de kwanzas (26 milhões de euros), contempla a reabilitação de 7,21 quilómetros da Estrada Nacional 280 entre Rio Longa e a sede do município do Cuito Cuanavale.

A outra empreitada, adjudicada no início de Agosto, no valor de 2.041 milhões de kwanzas (10,7 milhões de euros), envolve a reabilitação da Parada do Triângulo do Tumpo, considerado o ponto principal dos combates do Cuito Cuanavale, ocorridos a 23 de março de 1988.

As empreitadas são executadas num regime de conceção-construção.

Com uma área de 11.628 metros quadrados, a intervenção contempla três zonas históricas: a zona cerimonial do Tumpo, a zona do antigo tanque anti-minas Oliphant do Exército Sul-Africano, e a zona histórica do Posto de comando e Bunker da 25ª Brigada. Nas fotografias abaixo estão implantadas esquematicamente as intervenções a realizar.

Zona História Cerimonial do Tumpo

triangulo Tumpo Tecnovia 03

Zona do antigo tanque anti-minas Oliphant do Exército Sul-Africano

triangulo Tumpo Tecnovia 01

Zona histórica do Posto de comando e Bunker da 25ª Brigada

triangulo Tumpo Tecnovia 02

As empreitadas visam facilitar o acesso à população, conferir maior dignidade a este local histórico e homenagear todos os que participaram neste combate considerado como o maior combate militar em África, depois da 2ª guerra mundial.

Leia a notícia da imprensa aqui